sábado, 31 de outubro de 2009

Entenda porque esse processo é tão importante para sua equipe

Para você o que seria integração de novos funcionários? Como deve ser feito esse processo?



Todo novo colaborador precisa de instruções sobre o local de trabalho, normas e  procedimentos da empresa, políticas e processos. A maioria das empresas adota programas de Orientação de Novos Funcionários, para o repasse de informações, que podem abranger desde orientações sobre instalações, localização de equipamentos, locais de livre acesso ou acesso restrito, áreas comuns, até políticas de administração de pessoal, contrato de trabalho e outras regulamentações. Esse formato visa informar, mais do que integrar.

Um Programa de Integração envolve muito mais do que o mero repasse de informações. A diferença entre um programa de Orientação e um de Integração de Novos Funcionários é a mesma diferença entre conhecer a nova empresa, e tornar-se parte dela. Os benefícios de um programa de Integração de Novos Funcionários são inúmeros, e vão desde a redução do tempo de autonomia na função e aculturamento, até a integração com outros sistemas de RH.


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O que é integração de funcionários?

É uma solução com o objetivo de facilitar a introdução de novos colaboradores na organização, proporcionando assim para o reforço da imagem da organização, para a motivação do novo colaborador e para acelerar o processo de aprendizado e ganho de produtividade do novo colaborador.

Contribuí ainda para manter os atuais colaboradores sempre atualizados acerca dos diversos assuntos que interagem nas relações internas da empresa, objetivando a motivação, o comprometimento e o desempenho competente das equipes.(Flavia)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Quando devemos fazer uma Integração de Funcionários?

Os programas de Integração são realizados a funcionários recém admitidos e também em outros momentos, com funcionários mais antigos, por períodos, como por exemplo: para a implantação de um novo sistema, palestras e dinâmicas.
No processo de integração para novos funcionários, ele passa por um processo de conhecimento da empresa e do ramo em que ela atua. Algumas empresas utilizam esta prática através de vídeos, apresentação on-line, reuniões com representantes e varias áreas para dinamizar o processo, através de tour interno e externo pela empresa.
O processo de integração para funcionários mais antigos é feito de foram que venha motivar o funcionário através de cafés da manhã, festas fim de ano, premiações, reuniões para trocas de informações, seminários, ginásticas laborais, palestras e dinâmicas.
Dentre as vantagens deste processo, podemos citar: a redução do tempo de adaptação do novo funcionário a uma nova realidade, fazendo com que o novo colaborador esteja apto a atender as necessidades da empresa de maneira mais rápida, ter satisfação em poder fazer parte do conjunto de maneira rápida e abrangente propiciando as melhores condições para o seu desenvolvimento, estimula o relacionamento mais próximo e saudável entre eles, melhora o nível de participação de todos em projetos, sugestões e idéias, bem como reduz o índice de acidentes de trabalho.

domingo, 25 de outubro de 2009

Um programa de Integração

Todo mundo já passou ou irá passar, pelo drama, ansiedade, desconhecimento dos primeiros dias de trabalho em uma nova companhia e, normalmente, este novo funcionário leva algum tempo para se ambientar, não sabe ao certo onde ira trabalhar, não conhece os colegas, as regras da empresa, métodos de trabalhos adotados pela chefia.
Para resolver muitos desses problemas, as organizações encontram uma ferramenta simples e que tem se mostrado de grande utilidade, chamados de Programa de Integração.
Um Programa de Integração envolve muito mais do que o mero repasse de informações. A diferença entre um programa de Orientação e um de Integração de Novos Funcionários é a mesma diferença entre conhecer a nova empresa, e tornar-se parte dela.

Como integrar um novo Colaborador

Não existe um modelo padrão para execução de uma integração de um novo colaborador.
Mas para que não haja problemas o ideal a ser feito é, deixar o novo colaborador à vontade.
Fazendo a integração no 1º dia de trabalho, treinando este novo colaborador de acordo com a função que será exercida, apresentando um manual onde está descriminado, tudo a respeito da função, dos direitos e deveres estipulados pela empresa.
E com isto todos os envolvidos ganham, pois funcionários treinados e concientes produzem com mais qualidade, agilidade e motivação.

Expectativas!!!

O grupo "Interação", tem como objetivo mostrar a importância de uma boa Integração de Funcionários.
Para que as empresas possam orientar seu novo funcionário de uma maneira adequada, e assim quebrar o gelo do 1º dia de trabalho.
E com isto as empresas conquistarem um melhor desempenho, pois um funcionário bem orientado e recepcionado, se torna um funcionário sempre dedicado.